Lote Unifamiliar

Exercício


Objetivo

Projetar um lote residencial para uma família com um membro com mobilidade reduzida.

O terreno de 20x30m contém um exemplar de Quercus suber (Sobreiro), e a área de implantação do edifício não deverá ser superior a 100m2 salvo exceções aprovadas pelos professores.

O programa consistia em assegurar a acessibilidade à maioria da propriedade e à entrada da moradia; sendo também obrigatório por lei manter o sobreiro existente.

Proposta

Licenciatura em Arquitetura Paisagista

Unidade Curricular: Projeto – Vegetação e Espaço Urbano 2º ano 2º semestre

Professor: Arq. Pais. Cláudia Fernandes e
Arq. Pais. Gonçalo de Andrade

Aluno: Paulo Ribeiro Dias

Data: 10 de maio de 2016

Esta proposta consiste numa residência de meios pisos e uma parte suspensa, com acessos rampeados e auxiliados a cadeiras de rodas. O espaço exterior é composto por 2 grandes partes: o lado noroeste e o lado sul

O lado noroeste é composto por uma cascata a norte que corre por um ribeiro até ao deck da casa. Nesse espaço encontram-se exemplares de Pinheiros silvestres e fetos simulando uma floresta natural. À esquerda encontramos uma plataforma em deck por baixo do sobreiro que tem uma função de zona de estadia.

A sul o espaço define-se com elementos da Laurissilva, como rododendros, azáleas, loureiros, madressilva e medronheiros, mas também castanheiros da índia e uma clareira relvada a centro assim como uma área de estadia.



Foto simulações